1ª. Aula de Maio

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1– Quais são as quatro informações básicas que o instrutor deve dar ao aluno no início de cada anga?

São o número de ordem do anga, seu nome sânscrito, a tradução e a definição que explique um pouco mais para complementar a tradução.

2– Quanto tempo se necessita para transmitir as quatro informações básicas dos oito angas, em uma aula de uma hora de duração?

Cerca de meio minuto, apenas.

3– Escreva a expressão numérica que representa o ashtánga sádhana.

A+(1,2,3,4,5)1+(1,2,3,4,5)2+(1,2,3,4,5)3+(1,2,3,4,5)4+(1,2,3,4,5)5+(1,2,3,4,5)6+(1,2,4,5)7+(1,2,3,4,5)8+E = ashtánga sádhana.

4– O que representa o número “5” na expressão numérica do ashtánga sádhana?

O número 5 representa a descrição, item que ocupa praticamente o tempo todo do anga, já que nele se transmite o comando dos exercícios.

5– O que representa a letra “A” inicial na expressão numérica do ashtánga sádhana? Escreva o texto-padrão que corresponde a essa letra.

Representa a abertura da prática. Seu texto-padrão é: “Iniciemos nossa prática de SwáSthya Yôga, sentando-nos em qualquer posição firme e confortável, com as pernas cruzadas e as costas eretas.”

6– A referência “posição firme e confortável” no texto padrão faz alusão a quê? E qual o motivo dessa alusão?

Trata-se de uma citação de Pátañjali. O motivo da alusão é já começar o relacionamento com o praticante demonstrando que valorizamos a cultura e respeitamos os Shástras.

7– Qual é o motivo pelo qual o instrutor recomenda que o praticante sente-se com as pernas cruzadas durante a prática de Yôga?

As pernas cruzadas evitam manifestações paranormais. Portanto, qualquer ocorrência supostamente “espiritual” que aconteça durante uma classe de SwáSthya, é classificada como fraude consciente ou inconsciente.

8– O que representa a letra “E” final na expressão numérica do ashtánga sádhana? Escreva o texto-padrão que corresponde a essa letra.

Representa o encerramento da prática. “[Terminemos nossa meditação] encerrando, assim, a prática do ashtánga sádhana, abrindo os olhos, passando as mãos para o prônam mudrá e cumprimentando-nos com o termo ‘SwáSthya!’ “

9– Qual é o texto de segurança que deve ser utilizado no início de cada yôganidrá ou de qualquer descontração induzida?

“Permaneça acordado e lúcido o tempo todo, ouvindo tudo o que eu disser para filtrar e assimilar somente aquilo que você quiser.”

10– Quais são as quatro partes principais de um yôganidrá?

a) Entrada (no estado de descontração);
b) utilização (para uma reprogramação positiva);
c) preparação para o retorno;
d) retorno gradual e efetivo.

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