1ª. Aula de Maio

Vídeo

São o número de ordem do anga, seu nome sânscrito, a tradução e a definição que explique um pouco mais para complementar a tradução.

Cerca de meio minuto, apenas.

A+(1,2,3,4,5)1+(1,2,3,4,5)2+(1,2,3,4,5)3+(1,2,3,4,5)4+(1,2,3,4,5)5+(1,2,3,4,5)6+(1,2,4,5)7+(1,2,3,4,5)8+E = ashtánga sádhana.

O número 5 representa a descrição, item que ocupa praticamente o tempo todo do anga, já que nele se transmite o comando dos exercícios.

Representa a abertura da prática. Seu texto-padrão é: “Iniciemos nossa prática de SwáSthya Yôga, sentando-nos em qualquer posição firme e confortável, com as pernas cruzadas e as costas eretas.”

Trata-se de uma citação de Pátañjali. O motivo da alusão é já começar o relacionamento com o praticante demonstrando que valorizamos a cultura e respeitamos os Shástras.

As pernas cruzadas evitam manifestações paranormais. Portanto, qualquer ocorrência supostamente “espiritual” que aconteça durante uma classe de SwáSthya, é classificada como fraude consciente ou inconsciente.

Representa o encerramento da prática. “[Terminemos nossa meditação] encerrando, assim, a prática do ashtánga sádhana, abrindo os olhos, passando as mãos para o prônam mudrá e cumprimentando-nos com o termo ‘SwáSthya!’ “

“Permaneça acordado e lúcido o tempo todo, ouvindo tudo o que eu disser para filtrar e assimilar somente aquilo que você quiser.”

a) Entrada (no estado de descontração);
b) utilização (para uma reprogramação positiva);
c) preparação para o retorno;
d) retorno gradual e efetivo.

To top