2ª. Aula de Agosto

Vídeo

1– O que significa o termo sânscrito karma e o que designa?

Significa “ação” e designa uma lei universal de causa e efeito.

2– Defina karma na nossa linhagem.

Podemos definir karma como um destino maleável, que modificamos a cada minuto, em virtude das nossas ações, palavras e pensamentos. Estamos o tempo todo a tecer nosso futuro imediato e distante.

3– O karma pode ser modificado?

Boa parte do karma é modificável por quem conheça seus princípios. Muitas vezes, pensamos que o karma seja imutável, mas nós é que temos medo de mudar. Qualquer mudança de hábitos, de alimentação, de amizades, de profissão, tem como consequência uma alteração enorme no karma. Alguém predisposto geneticamente a morrer de úlcera daqui a cinco anos, poderia alterar esse karma se, simplesmente, mudasse de profissão. (Consultar o capítulo sobre karma no livro Tratado de Yôga.)

4– Todos os tipos de karma podem ser modificados?

Alguns podem ser modificados, outros atenuados e outros são imutáveis.

5– Até que ponto as amizades e os familiares contribuem para a modificação kármica?

Os amigos e a família constituem o mais importante fator de mudança ou de estagnação, pois podem estimular ou opor resistência a propostas de mudança na vida de qualquer membro do seu círculo.

6– Karma é algo forçosamente ruim que as pessoas têm que pagar?

Karma não é bom nem ruim. É apenas ação e reação.

7– O que significa o termo sânscrito dharma e o que designa?

Dharma significa “lei” e designa qualquer lei humana, jurídica, religiosa ou de costumes. Muito do que as pessoas chamam karma é, na verdade, dharma.

8– Karma e dharma são conceitos espiritualistas?

Não, necessariamente.

9– O que é egrégora?

Egrégora provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos políticos etc.

10– O que egrégora tem a ver com karma?

Quase todos os princípios aplicáveis ao conceito de karma coletivo podem ser igualmente aplicáveis ao de egrégora. Mas são conceitos absolutamente distintos. Egrégora é a força gregária utilizada pelo karma coletivo para produzir seus fenômenos.

To top