Não. Hindu é o indiano que pertence à tradição cultural do hinduísmo. Indiano é a nacionalidade que abarca hindus, jainas, budistas, muçulmanos, sikhis, parsis, cristãos etc.
Sim. A nossa tradição faz parte do hinduísmo. Ela é um dos seis darshanas do hinduísmo.
Darshana significa “óptica, visão ou ponto de vista”. Os darshanas constituem os seis pontos de vista pelos quais pode-se interpretar o hinduísmo. Yôga é o aspecto estritamente prático. Os outros são: Sámkhya, Vêdánta, Purva Mimansa, Nyaya e Vaishêshika.
Não. Considera-se falta de cultura e barafunda mental utilizar, no contexto do Yôga, termos budistas, uma vez que o budismo é uma heresia do hinduísmo e o Yôga pertence ao hinduísmo. Conclusão: budismo não tem nada a ver com Yôga. Contudo, essa confusão ocorre até na própria Índia. (Heresia: “Ideia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida.” Dicionário Aurélio.)
São as escrituras do hinduísmo. Esse termo também designa os tratados, que podem ser sobre medicina, direito, gramática, filosofia, música, religião etc. São considerados a mais legítima expressão da autenticidade cultural hindu.
Não. O que existe é uma grande diversidade de correntes filosóficas, religiosas e culturais, consequentemente, também muita divergência de opiniões. Um verdadeiro labirinto de castas, etnias, idiomas, conceitos e convenções.
A Índia foi o país mais invadido da História, criando um caldeirão de etnias, línguas, religiões e culturas como jamais se viu em outra nação. Falam-se, na Índia, 19 línguas oficiais, fora as centenas de línguas não-oficiais e os milhares de dialetos. Em 5000 anos, isso gerou um cipoal de tradições discrepantes.
A tradição Vaidika (brahmacharya) discorda da tradição Tántrika; o Vêdánta (espiritualista) discorda do Sámkhya (naturalista). O Vêdánta se divide nas correntes Dwaita e Adwaita. O Sámkhya, em Niríshwara e Sêshwara. O Tantra, em Dakshinachara, Vamachara, Kaulachara etc.
Devem-se ler várias para confirmar que a maioria é alucinada, pois os tradutores não são estudiosos de Yôga ou, quando o são, não têm especialização em linha Sámkhya, que é a professada pelo livro. (Compare esta resposta com a da pergunta no 7 da primeira aula de outubro.)