Perguntas

Não pode ter sido pai de algo que já existia há milhares de anos.

São reconhecidas três linhas e sete escolas principais.

Ashta significa “oito”; anga, “parte”; sádhana, “prática”. Ashtánga sádhana significa “prática em oito partes”. Constitui a primeira das oito principais características do SwáSthya Yôga.

Sim, é obrigatória. Se não for feita, o certificado é anulado, o direito de lecionar é cassado, o credenciamento é cancelado e, consequentemente, o infrator perde o direito a todas as regalias e privilégios de instrutor formado.

Pátañjali foi um grande sábio e fez o que pôde pelo Yôga da sua época.

Pré-clássico (TS), clássico (BS), medieval (BV) e contemporâneo (TV).

O mais autêntico é o mais antigo. O mais antigo é o Pré-Clássico, que também é pré-vêdico e pré-ariano. O mais antigo é de fundamentação Tantra e Sámkhya. Seu retrônimo completo é Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya Yôga.

1) a locação de horários aos Empreendedores; (2) algum produto criado pela escola e fornecido a toda a Rede; (3) a cantina (esta também pode ser fonte de renda para o Empreendedor pessoa física); (4) as matrículas (estas vão subvencionar o material do kit matrícula dado gratuitamente); (5) terceirização de aulas em empresas, clubes e academias; (6) consultoria às demais unidades sobre know-how que tenha desenvolvido e domine melhor que as demais; (7) organização de eventos; (8) festas.

Trata-se da técnica de sublimação da libido e consiste em vários estágios de estimulação e amestramento dessa energia.

Não. Há quem o anuncie, mas, na verdade, o produto que vendem é outra coisa bem diferente. O Yôga Clássico tem que ensinar as oito partes: yama, niyama, ásana, pránáyáma, pratyáhára, dháraná, dhyána e samádhi. Tem que ser de linha Sámkhya e Brahmacharya. Tem que ter como leitura básica o livro Yôga Sútra, de Pátañjali.

O múládhára é sede da kundaliní; swádhisthána corresponde ao corpo físico denso; manipura, ao físico energético; anáhata, ao emocional; vishuddha, mental; ájña, intuicional; sahásrara, monádico.

Sêshwarasámkhya-Brahmacharya.

O mais antigo é de linha Tantra. Mais precisamente da subdivisão Dakshinacharatántrika.

Indiscípulo é um indisciplinado. Os tipos de discípulos mais comuns são: o que não assumiu o Mestre, o durão, o falso discípulo, o discípulo volúvel, discípulo que não é de nada, o discípulo que mata o Mestre, o discípulo antropófago, o discípulo leal ao que o Mestre ensina, o discípulo leal ao Mestre, o discípulo ideal.

SwáSthya Yôga é o nome da sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico (Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya Yôga).

Cerca de meio minuto, apenas.

Ter praticado os estágios anteriores da estrutura escalonada do SwáSthya por um tempo considerado suficiente pelo seu monitor.

Recepção, secretaria, diretoria, loja de conveniência, dois vestiários, dois banheiros ou mais, sala de convivência, espaço gourmet, sala de prática, sala para classes teóricas com quadro negro e telão ou TV grande para exibição de vídeos.

A tradição Vaidika (brahmacharya) discorda da tradição Tántrika; o Vêdánta (espiritualista) discorda do Sámkhya (naturalista). O Vêdánta se divide nas correntes Dwaita e Adwaita. O Sámkhya, em Niríshwara e Sêshwara. O Tantra, em Dakshinachara, Vamachara, Kaulachara etc.

Devem-se ler várias para confirmar que a maioria é alucinada, pois os tradutores não são estudiosos de Yôga ou, quando o são, não têm especialização em linha Sámkhya, que é a professada pelo livro. (Compare esta resposta com a da pergunta no 7 da primeira aula de outubro.)

Conduzir o praticante à meta do Yôga. Segundo Pátañjali, a meta do Yôga é o samádhi. E, segundo Sivánanda, sem kundaliní, não ocorre samádhi.

“Purificação dos elementos materiais” é sua tradução e consiste em intensificação de mantras, pránáyámas e kriyás, rígida seleção alimentar e reeducação das emoções, para que o corpo não seja conspurcado com detritos tóxicos de emoções pesadas.

Derivar o foco, mudando imediatamente de sentimento, antes que a emocionalidade produza um destempero comportamental. Mudar de assunto ou fazer um elogio é uma boa solução.

Uma, duas, três, quantas você quiser. Mas lembre-se de que trabalhar com pouca gente é um dos nossos diferenciais com relação aos estabelecimentos populares de baixo preço. Com uma só sala de 60 m2 pode-se chegar ao aproveitamento de até 600 alunos.

Não é obrigatória, porém deve-se sempre questionar o motivo pelo qual um instrutor não se vincula a alguma escola certificada, pois essa é a única forma de poder usar a Marca DeRose Method.

Os amigos e a família constituem o mais importante fator de mudança ou de estagnação, pois podem estimular ou opor resistência a propostas de mudança na vida de qualquer membro do seu círculo.

Yôga Antigo e Yôga Moderno.

Regras de respiração; permanência; repetição; localização da consciência; mentalização; ângulo didático; compensação; segurança. (Estude-as no livro Tratado de Yôga.)

Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi. Quem a escreveu pela primeira vez foi o Preceptor DeRose. Registre-se o fato, já que muitos conceitos desse Mestre foram usurpados por instrutores de vários países, que repetem seus ensinamentos sem citar a fonte.

Ásana Yôga, Rája Yôga, Bhakti Yôga, Karma Yôga, Jñána Yôga, Layá Yôga, Mantra Yôga, Tantra Yôga.

To top