A partir do primeiro ano, tendo sido aprovado para tanto no exame da Federação.
O símbolo universal do Yôga é o ÔM, . Escrito, denomina-se Ômkára, pronunciado chama-se Pranava.
Um dos nomes atribuídos ao criador do Yôga é Shiva; conta a lenda que ele era um bailarino e estima-se que tenha vivido há mais de 5000 anos, na Índia. Mas também há outros aspectos de Shiva, inclusive o Shiva Shankar, a versão do yôgi, do saddhu, do meditante.
SwáSthya Yôga é o nome da sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico (Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya Yôga).
As três características principais do SwáSthya Yôga são:
1. sua prática extremamente completa, integrada por oito modalidades de técnicas;
2. a codificação das regras gerais de execução;
3. o resgate do conceito arcaico de sequências encadeadas sem repetição.
Sim, há livros que admitem mudrás feitos com o corpo. O SwáSthya Yôga não adota essa nomenclatura. Para nós, feito com o corpo é ásana; mudrá é feito com as mãos.
a) Entrada (no estado de descontração);
b) utilização (para uma reprogramação positiva);
c) preparação para o retorno;
d) retorno gradual e efetivo.
Há muitos. Um dos principais determina compensar as flexões e torções com idênticos exercícios para o outro lado. (Exceção: coreografias podem apelar para uma licença artística e compensar com ásanas similares, desde que isso seja feito com bom-senso.)
Executar uma só vez, com a maior permanência possível, dentro do razoável, e passar ao exercício seguinte, sem repetir. Há exceções.
É uma língua clássica da Índia antiga, que influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais.
Ela é considerada de Yôga avançado devido à:
(a) utilização de uma prática para iniciantes extremamente completa, com 8 angas;
(b) aplicação de um considerável volume de técnicas avançadas; e
(c) aceleração evolutiva que proporciona ao praticante.
Não. Só devem ser promovidos cursos que tenham perfeita afinidade com as propostas do DeRose Method.
Tantra significa rede, teia ou trama do tecido. Segundo o Sanskrit-English Dictionary de Sir Monier-Williams, página 442, Tantra significa, entre outras coisas, regulado por uma regra geral, o que tem muito a ver com a nossa segunda característica. De acordo com o The Concise Sanskrit-English Dictionary, Vasudeo Govind Apte, página 162, é a maneira correta de fazer qualquer coisa, autoridade, prosperidade, riqueza; encordoamento (de um instrumento musical).
As consequências são um melhor aproveitamento da energia, maior prazer, melhoria da saúde, aumento da capacidade imunológica, ampliação das percepções, melhor rendimento no trabalho, nos estudos e nos esportes. A finalidade é proporcionar o despertamento da kundaliní.
Os perigos não estão no trabalho para o despertamento dessa energia, e sim na arrogância de alguns indiscípulos que desobedecem às recomendações do seu Mestre.
Sabíja samádhi e nirbíja samádhi.
Karma não é bom nem ruim. É apenas ação e reação.
Uma, duas, três, quantas você quiser. Mas lembre-se de que trabalhar com pouca gente é um dos nossos diferenciais com relação aos estabelecimentos populares de baixo preço. Com uma só sala de 60 m2 pode-se chegar ao aproveitamento de até 600 alunos.
Adotamos uma culinária refinada e superlativamente saborosa, com muitas especiarias. Nosso sistema é sumamente amplo e se destaca por não utilizar carnes de nenhum tipo (nem carne de ave, nem carne peixe, nem carne de crustáceos). Qualquer outro sistema alimentar compromete os resultados do Método.
Indiscípulo é um indisciplinado. Os tipos de discípulos mais comuns são: o que não assumiu o Mestre, o durão, o falso discípulo, o discípulo volúvel, discípulo que não é de nada, o discípulo que mata o Mestre, o discípulo antropófago, o discípulo leal ao que o Mestre ensina, o discípulo leal ao Mestre, o discípulo ideal.
Não. Considera-se falta de cultura e barafunda mental utilizar, no contexto do Yôga, termos budistas, uma vez que o budismo é uma heresia do hinduísmo e o Yôga pertence ao hinduísmo. Conclusão: budismo não tem nada a ver com Yôga. Contudo, essa confusão ocorre até na própria Índia. (Heresia: “Ideia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida.” Dicionário Aurélio.)
Sim. Se a codificação do Yôga Clássico é datada do século III a.C., todas as escrituras hindus anteriores a esse século são de Yôga Pré-Clássico. Essas escrituras são as Upanishadas, a Bhagavad Gítá e o Mahá Bhárata, entre outras. Todas elas referem-se ao Yôga, logo, esse Yôga foi anterior ao Yôga Clássico.
São as diferentes dimensões em que o Universo existe e se manifesta.
Profissão alguma deve ser adotada apenas pela expectativa de ganhar dinheiro. Muito menos a nossa. Vocação, ideal, abnegação, senso de arte e de missão, são indispensáveis.
A palavra dada é sagrada. Sei muito bem que quem a descumpre cai no conceito de toda a nossa comunidade. Perde a confiabilidade e fica com má reputação.
A Administração Participativa funciona assim: os alunos são clientes de cada instrutor, que possui sua própria empresa e trabalha de forma autônoma, dentro e fora da escola, com seus clientes. A responsabilidade sobre eles, bem como a de captá-los, é do respectivo empreendedor. Na Escola, que é um Espaço Cultural, esses coworkers se reúnem num pool, com regras contratuais, e cada um paga um aluguel pelo uso das instalações.
Todas utilizam o Ômkára, que é o traçado da sílaba ÔM. Ele é o mesmo, mas não é idêntico, pois cada uma adota um desenho específico que a distingue e estabelece relações no inconsciente coletivo com as forças dos Ancestrais da sua linhagem. Não é ético utilizar o traçado de uma outra Escola.