Nada. Esse livro é um tratado de etiqueta. Suas traduções são quase todas tão tendenciosas quanto as interpretações modernas do Yôga Sútra.

Não. Só devem ser promovidos cursos que tenham perfeita afinidade com as propostas do DeRose Method.

Significa “ação” e designa uma lei universal de causa e efeito.

As pernas cruzadas evitam manifestações paranormais. Portanto, qualquer ocorrência supostamente “espiritual” que aconteça durante uma classe de SwáSthya, é classificada como fraude consciente ou inconsciente.

O máximo possível, dentro do razoável.

Para iniciantes: enquanto puder parar a respiração, mantenha o ásana; precisando respirar, desfaça. Para veteranos: permaneça o máximo de tempo que o bem-estar e o bom-senso permitirem. Recomenda-se começar progressivamente, com a Regra do Um Segundo Por Dia.

Não. A alimentação não-carnívora mais antiga, que é de origem hindu, não usa soja. Soja é indigesta e nem sempre agrada ao paladar, que para nós é sagrado. Mas também não a recusamos se constar de algum prato que nos seja servido.

Pré-clássico (TS), clássico (BS), medieval (BV) e contemporâneo (TV).

A estrutura é constituída por três etapas (inicial, medial e final), cada uma com 2 fases, num total de seis fases, que são: preparatório (pré-Yôga), ashtánga sádhana, bhúta shuddhi, maithuna, kundaliní, samádhi.

Mudrá (linguagem gestual); pújá (trânsito energético); mantra (vocalização de sons e ultrassons); pránáyáma (expansão da bioenergia); kriyá (atividade de purificação das mucosas); ásana (técnica corporal); yôganidrá (descontração); samyama (concentração, meditação e hiperconsciência).

Os chakras podem ser estimulados a girar em qualquer sentido. A aceleração desse movimento gera fenômenos paranormais e estados expandidos de consciência. Estimulados a girar no sentido dextrógiro produzem força centrífuga. Nos chakras, o sentido sinistrógiro gera força centrípeta, com fenômenos distintos. Se uma pessoa pratica duas correntes diferentes, pode lesar os chakras com consequências imprevisíveis.

São as diferentes dimensões em que o Universo existe e se manifesta.

São as escrituras do hinduísmo. Esse termo também designa os tratados, que podem ser sobre medicina, direito, gramática, filosofia, música, religião etc. São considerados a mais legítima expressão da autenticidade cultural hindu.

Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi. Quem a escreveu pela primeira vez foi o Preceptor DeRose. Registre-se o fato, já que muitos conceitos desse Mestre foram usurpados por instrutores de vários países, que repetem seus ensinamentos sem citar a fonte.

SwáSthya Yôga é o nome da sistematização do Yôga Antigo, Pré-Clássico (Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya Yôga).

O múládhára é sede da kundaliní; swádhisthána corresponde ao corpo físico denso; manipura, ao físico energético; anáhata, ao emocional; vishuddha, mental; ájña, intuicional; sahásrara, monádico.

Existem várias formas corretas e poderosas de pronunciar o Pranava, de acordo com os efeitos desejados. Sete delas são estudadas no currículo deste curso.

Cumprimentar sempre com um sorriso; abrir-lhe a porta do prédio ou do elevador; prontificar-me para fazer algo por ele; presenteá-lo com um livro nosso (se tiver cão, o Anjos Peludos; se não, escolher entre Eu me lembro… e o Ser Forte. Em hipótese alguma, dar a ele o Boas Maneiras ou o Método para um Bom Relacionamento Afetivo).

Sendo pacientes e educados, aplicando muita simpatia, mas nunca subserviência. É uma questão de honra que todos gostem de nós, mesmo que seja o porteiro do prédio, o carteiro, o jornaleiro ou o encanador.

Sim. A nossa tradição faz parte do hinduísmo. Ela é um dos seis darshanas do hinduísmo.

Devem-se ler várias para confirmar que a maioria é alucinada, pois os tradutores não são estudiosos de Yôga ou, quando o são, não têm especialização em linha Sámkhya, que é a professada pelo livro. (Compare esta resposta com a da pergunta no 7 da primeira aula de outubro.)

O mais antigo é de linha Sámkhya. Mais precisamente da subdivisão Niríshwarasámkhya.

As vantagens do sistema de Credenciamento são: a probabilidade muito maior de um estabelecimento novo ter sucesso e conseguir o retorno mais rápido; transmissão de know-how, aconselhamento e consultorias; a divisão dos custos de publicidade por entre os demais Credenciados; o respaldo de um nome e de um Método já conhecidos e respeitados no métier.

Para uma prática completa de SwáSthya Yôga, o número mínimo de ásanas é oito, pois devem ser considerados os ásanas dos angas iniciais (mudrá, pújá, mantra e pránáyáma) e do yôganidrá.

Ashtánga sádhana, bhúta shuddhi, maithuna.

Quando concluir o grau de Mestre.

Não. Ela induz o leitor ao erro de pronúncia, como é o caso do ç usado para representar um som que não é dessa letra. Por exemplo, na palavra Shiva, a sonoridade chiada do primeiro fonema fica irreconhecível na grafia “Çiva”, proposta pela transliteração para a língua portuguesa. Por isso, devemos utilizar a inglesa, Shiva, que é mais lógica, é usada na Índia e serve perfeitamente para o português.

Pátañjali foi um grande sábio e fez o que pôde pelo Yôga da sua época.

Os Tantras são as escrituras que expõem o Tantrismo ou simplesmente Tantra. Trata-se de uma filosofia comportamental que possui características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. É a mais rica, poética e artística tradição cultural da Índia.

To top