Por uma questão de respeito e de ética, ninguém, nem mesmo outro Mestre, deve questionar essa autoridade. Muito menos seu discípulo.
Sim. Ocorrem sérias incompatibilidades entre algumas categorias de técnicas que só o tempo e a experiência poderão ensinar, pois tais incompatibilidades não seguem nenhuma regra precisa. Daí a necessidade de um Supervisor.
Não. Considera-se falta de cultura e barafunda mental utilizar, no contexto do Yôga, termos budistas, uma vez que o budismo é uma heresia do hinduísmo e o Yôga pertence ao hinduísmo. Conclusão: budismo não tem nada a ver com Yôga. Contudo, essa confusão ocorre até na própria Índia. (Heresia: “Ideia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida.” Dicionário Aurélio.)
O SwáSthya Yôga é considerado ortodoxo quando todas as características são observadas; e heterodoxo quando são respeitadas todas menos a primeira (o ashtánga sádhana).
De forma alguma. As regras gerais sempre existiram implicitamente, porém, foram descobertas pelo Professor DeRose, tal como a força de gravidade sempre existiu, mas teve que ser descoberta por Newton. Nenhum livro antes da nossa sistematização menciona as regras gerais.
“Purificação dos elementos materiais” é sua tradução e consiste em intensificação de mantras, pránáyámas e kriyás, rígida seleção alimentar e reeducação das emoções, para que o corpo não seja conspurcado com detritos tóxicos de emoções pesadas.
O mais antigo é de linha Tantra. Mais precisamente da subdivisão Dakshinacharatántrika.
Algumas correntes eventualmente utilizam o ÔM no início de uma carta, outras no final dela, no rodapé. Alguns yôgins colocam-no acima da assinatura, outros abaixo dela. No entanto, só o SwáSthya utiliza o ÔM incorporado à assinatura, diante do nome. Hoje já há pessoas que copiam esse procedimento sem ser do SwáSthya, pois acham bonito, mas não é uma atitude correta.
Não pode ter sido pai de algo que já existia há milhares de anos.
Em sânscrito significa autossuficiência, bem-estar do corpo ou da alma, saúde, conforto, contentamento, satisfação, Sanskrit-English Dictionary by Sir M. Monier-Williams, página 1284. Em hindi significa simplesmente saúde.