Existem vários. Cada língua costuma privilegiar um sistema diferente. Por essa razão, os livros de Yôga traduzidos de outros idiomas podem contribuir para instalar a confusão.
Não. O Hatha não tem um anga de relaxamento e sim um ásana de relaxamento, denominado shavásana. Portanto, está embutido no anga ásana.
Yôga Antigo e Yôga Moderno.
Pátañjali foi um grande sábio e fez o que pôde pelo Yôga da sua época.
Yôga Medieval e Yôga Contemporâneo.
Fundamenta-se no período Pré-Clássico.
O método oriental, antigo e autêntico, preconiza o despertamento da kundaliní como meio correto de desenvolver os chakras. O ocidental, adaptado e simplificado, prefere trabalhar só com os chakras, por medo de lidar com a força colossal da kundaliní. O método ocidental é, por certo, menos eficiente, motivo pelo qual seguimos a tradição oriental e antiga.
Quase todos os princípios aplicáveis ao conceito de karma coletivo podem ser igualmente aplicáveis ao de egrégora. Mas são conceitos absolutamente distintos. Egrégora é a força gregária utilizada pelo karma coletivo para produzir seus fenômenos.
Trata-se da técnica de sublimação da libido e consiste em vários estágios de estimulação e amestramento dessa energia.
As consequências são um melhor aproveitamento da energia, maior prazer, melhoria da saúde, aumento da capacidade imunológica, ampliação das percepções, melhor rendimento no trabalho, nos estudos e nos esportes. A finalidade é proporcionar o despertamento da kundaliní.